Trabalhar com web é um aprendizado constante, com o WordPress não podia ser diferente, recentemente passei dificuldades para ensinar um cliente a utilizar o wp-admin, eis que fui pesquisar por soluções para esse problema e encontrei algumas dicas interessantes que venho compartilhar com vocês.

Este problema, acredito eu que muito comum, acontece pois nem sempre o seu cliente está familiarizado com a plataforma do WordPress, especialmente se é a primeira vez que ele torna-se administrador de um site.

O resultado disso é que muitas vezes eles tem problemas ao entender o processo de criar uma postagem básica, fazer uploads de mídia e até a diferença entre um post e uma página, e por aí vai.

Claro que seu cliente não precisa se tornar um expert em publicações WordPress do dia para a noite e nem precisam disso para lidar com seus sites.

O ponto aqui é tornar a experiência o mais simples e agradável possível, afinal seu cliente não deixa de ser um usuário do seu projeto.

Como deixar o WordPress mais amigável

Há muitas coisas que podem ser feitas para ajudar o cliente neste sentido, algumas delas giram em torno do próprio WordPress, outros estão mais relacionados a consultas individuais, tutoriais entre outras formas de aprendizado. Para esse post o foco será a parte mais técnica do processo – o que podemos fazer com a interface padrão do WordPress para deixá-lo mais amigável ao cliente.

1. Limitar acesso

De acordo com minha experiência, bem como pelo que vejo em comentários de fóruns e discussões há realmente poucos clientes que sabem tirar proveito de uma conta “Administrador” no WordPress.

Na maioria dos casos eles não necessitam dela para absolutamente nada. Eles não precisaram de instalar um novo tema uma vez que você foi contratado para desenvolver um site para ele, eles não irão buscar por novos plugins pela mesma razão.

Assim sendo, disponibilizar uma conta de “Editor” resolverá grande parte dos problemas. Este simples passo fará uma diferença enorme, apenas para lembrar abaixo esta a diferença entre os paíneis de uma conta “Administrador” e uma “Editor”.

editor-admin

2. Ajuste as opções de tela

As opções as quais me refiro são as opções visíveis na maioria das páginas do wp-admin para baixo.

screen-options

Ao iniciar uma sessão em WordPress, mesmo em uma conta Editor, várias coisas podem ser visualizadas no Dashboard, como: Atividades; Rascunho rápido; Novidades do WordPress; entre outras dependendo da quantidade de plugins instalados. E isso é muito ruim.

Tudo o que você não vai querer quando seu cliente abrir o painel de administração pela primeira vez é ele pensar “Nossa, quantas coisas! O que diabos está acontecendo aqui??”

A ideia é ser minimalista, livrar-se de tudo que não seja essencial para seu cliente. Considere sempre:

  • Remova todas as informações que não forem essenciais para o cliente da tela principal, especialmente: Novidades WordPress; Rascunho rápido e qualquer outro que esteja relacionado a algum plugin.
  • Nas secções Posts e Páginas remover colunas como: Autor e Comentários.
  • Em Post e Páginas individuais remova: Revisões; Enviar Trackbacks; Campos Personalizados; Slug e Autor.

3. Ajuste a interface (WP Admin UI Customize)

Aqui está a manha do sucesso. WP Admin UI Customize é um plugin com uma função interessante, ele te permite utilizar uma série de filtros e ações, com uma interface simples e útil. Isso significa que você pode mudar a forma como um usuário visualiza o wp-admin sem ter que mexer no código-fonte.

Passo 1: Escolha o tipo de usuário que irá trabalhar

Se você fez conforme mencionei acima então seu cliente terá uma conta de Editor.

wp-adim-ui-customize-01

Passo 2: WP Admin UI Customize > General Screen Settings.

Primeiro as notificações.

O WordPress por definição avisa a qualquer usuário as atualizações de um determinado plugin ou tema, salvo alguns casos isto não será necessário. Somente Administradores precisam ver essas notificações, desativá-las é uma boa ideia:

wp-adim-ui-customize-02

Passo 3: WP Admin UI Customize > Dashboard

Esta etapa considero opcional. Se os ajustes de opções de tela não forem o suficientes para o seu cliente. A ideia aqui é que você pode desabilitar alguns blocos do painel do seu cliente completamente:

wp-adim-ui-customize-03

Passo 4: WP Admin UI Customize > Side Menu

O menu lateral frequentemente vira uma bagunça no wp-admin. Muitos desenvolvedores de plugins gostam de utilizar o espaço para exibir seus menus personalizados.

Embora a ideia não seja ruim, a execução dela geralmente é. Por exemplo, é muito comum os desenvolvedores de plugins não prestarem atenção aos direitos de acesso do usuário. Resultado, menus são exibidos mesmo o usuário não tendo permissão de acesso suficiente para utilizá-lo.

Temos como exemplo um dos plugins mais populares entre desenvolvedores o Jetpack, que ocupa espaço logo abaixo o Dashboard:

jetpack

Entretanto, quando você tenta acessar as configurações do plugin, conectado como Editor, aparece a seguinte mensagem:

wp-adim-ui-customize-05

No fim das contas é melhor se livrar do campo Jetpack completamente (e outros campos semelhantes, exibidos por outros plugins). Eis a solução:

wp-adim-ui-customize-06

Essa interface é similar a que você encontra na área de Widgets, basta olhar a lista e remover tudo o que seu cliente não usará em uma base diária. Considere retirar:

  • Jetpack
  • Comentários (caso seu cliente não deseje comentários no site)
  • Ferramentas
  • Todos os campos do wp-admin relacionados a plugins ou temas.

Passo 5:  WP Admin UI Customize > Login Screen

Esta é mais uma etapa opcional, mas caso seja do seu interesse você pode disponibilizar uma tela personalizada para o seu cliente com sua própria marca.

4. Publicar um guia de introdução com WP Ajuda

Uma media que já utilizei foi criar um manual com uma documentação básica do WordPress para clientes, na época utilizei um arquivo em formato PDF, nesse sentido eu tinha algumas vantagens como o livre formato de diagramação, mas clientes podem não ter a paciência para acessar um documento desse tipo, afinal muitos consideram manuais chatos, e esse acabava ficando muitas vezes largado sem nunca ser visto.

Em uma das minhas pesquisas por novos plugins encontrei o WP Help. O que ele faz é permitir a criação de uma documentação detalhada na forma de um guia de introdução disponível através de um dos menus laterais do wp-admin. Muito mais pratico para o cliente:

wp-help

Nele quase não há limitações de organização do conteúdo, nem o que pode ser inserido como conteúdo, então basta fazer o que fará sentido para o seu cliente. Meu conselho é fazer uma lista com as perguntas que os cliente fazem com mais frequência e colocar as respostas neste guia.

5. Resultado Final

Depois de realizar todos esses passos veja como a interface do wp-admin ficou mais amigável para seu cliente:

dashboard-final1

É simples, e apenas os elementos essenciais estão lá. Cada cliente pode começar imediatamente, e se tiverem dúvidas, podem rever o Guia de Introdução visível na lateral.

É isso pessoal, espero que tenham gostado do post, com plugins simples e um pouquinho de trabalho você pode economizar horas de suporte ao seu cliente e aumentar a satisfação dele ao utilizar a interface do painel WordPress.