Se você é um designer, publicitário ou de alguma forma está envolvido no meio da produção de impressos, então você já deve estar familiarizados com o termo Linotype (linotipo ou linótipo), mas se você não se encaixa messe grupo que citei e num sabe nem se linotipo é de comer. Segue um parágrafo explicativo sobre o que vem a ser a máquina de linotipo.

Linotipo ou linótipo é uma máquina inventada por Ottmar Mergenthaler, relojoeiro e inventor, em 1886 na Alemanha. Sua invenção funde em bloco cada linha de caracteres tipográficos, composta de um teclado, como o da máquina de escrever. A máquina de linotipo revolucionou o modo de impressão com uma maneira mais fácil e rápida de compor linhas de caracteres tipográficos para uso em prensa móvel.

Em 2010, Douglas Wilson, iniciou a produção do documentário “Linotype: The film” que viria a ser lançado em outubro de 2012. Eu sei já tem um tempinho, mas se você nunca viu o filme fica. Principalmente para os que gostam de design, tipografia e história.

Sobre o filme

Linotype: o filme é um documentário centrado em torno da máquina de fundição tipo Linotype. Chamado de “Oitava Maravilha do Mundo”, por Thomas Edison, que revolucionou a impressão e a sociedade. O filme conta a história encantadora e emocional das pessoas conectadas à Linotype e como isso impactou o mundo.

A Linotype transformou completamente a comunicação de informações assim como a internet está mudando a comunicação novamente. Embora estas máquinas fossem revolucionárias, novas tecnologias começaram a substituir a Linotype, principalmente com a invenção da impressão em offset. Atualmente restam poucas máquinas de linotipo em uso.

Se mesmo com tudo o que falei você não está convencido em ver esse filme, apenas olhe este trailer.

Para quem quiser saber mais sobre o filme, entre no canal vimeo da Linotype, ou vá ao site oficial do filme.

   type   poster

smallposter2   c3aa